Cada coisa no seu lugar!

Ao chegar em casa após ir ao supermercado ou à feira, a primeira coisa que fazemos é guardar todas as compras na cozinha, dividindo os alimentos entre a geladeira, o armário, a dispensa e a fruteira.

Mas, você sabe o local correto de cada item? A durabilidade, conservação e, acredite se quiser, o gosto de cada alimento depende do lugar de armazenamento do mesmo. Por exemplo: uma batata guardada na geladeira não terá o mesmo sabor (nem textura) do que uma que ficou em local fresco e arejado. Dá para acreditar?

Como organizar a sua geladeira.

Para conseguir o potencial máximo de cada item da nossa cozinha, a Flávia nos contou a forma correta de armazenar os alimentos e ingredientes que, comumente, as pessoas têm mais dúvidas a respeito de suas respectivas formas de conservação. Vamos ver?

Dica 1: ovos
Apesar de muitos ainda pensarem o contrário, os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira. A grande variação de temperatura desse ambiente prejudica o tempo de vida dos ovos, que devem, sim, ficar na geladeira, mas de preferência na estante do meio.

Dica 2: tomates
Normalmente, os tomates vão da sacola da feira direto para a gaveta da geladeira. Mas, o tomate é uma fruta e, assim como a maioria das frutas, deve ficar em local arejado para continuar no ponto ideal para consumo por mais tempo. Por isso, o melhor é deixá-los na fruteira!

Dica 3: batatas
A grande maioria das pessoas armazena as batatas corretamente. Mesmo assim, muitos ainda costumam guardá-las na geladeira. Erro! As batatas devem ficar em ambientes secos e escuros, para que o amido não sofra fermentação.

Dica 4: cebola
A cebola deve ir à geladeira em apenas uma situação: antes de cortá-las. Se você colocar a cebola na geladeira uma hora antes de cortá-la, você não sentirá os olhos ardendo e adeus lágrimas desnecessárias!

Dica 5: vinagre
O vinagre, por mais louco que pareça para você, não deve ficar ao lado do azeite no armário de temperos. O lugar correto desse ingrediente é, na verdade, na geladeira! Dessa forma, você inibe o crescimento de fungos e garante um vinagre saboroso por muito mais tempo.

Quer conferir mais detalhes? Assista o vídeo que está no topo deste post, ou no canal A Dica do Dia no YouTube: https://goo.gl/wHrSpR. Não se esqueça de se inscrever no canal para ficar por dentro de todas as novidades. É rápido e gratuito!

E apesar de serem itens habituais do nosso dia a dia, há muito ainda a se aprender a respeito dos alimentos. Veja só outras dicas da Flávia que vão facilitar o seu dia a dia:

TOP 10 dicas de alimentos: https://goo.gl/sypAxN
Conserve os alimentos corretamente e evite desperdício: https://goo.gl/P2siv8
Como eliminar o mau cheiro do brócolis: https://goo.gl/BghBC2

Tem perguntas a respeito da conservação ou manuseio de mais algum alimento? Mande para a gente!

Até a próxima,
Equipe Flávia Ferrari