[comidinhas]

em pequenas doses


pequenas porções3

O grande dilema da vida, ao meu ver, é conseguir atingir o equilíbrio. Seja emocional, seja na alimentação, seja no balanço trabalho/vida familiar e por aí vamos. Este tão falado equilíbrio é assunto especialmente difícil para mim, italiana de sangue quente e língua solta, exagerada nas quantidades de sorrisos, lágrimas e comida. Sempre que programo uma festa ou uma reunião com amigos fico aflita para que não falte nada – e, ao final, acabo com uma quantidade enorme de sobras. O exercício de levar a vida em pequenas porções é constante.

O melhor exemplo de vida em pequenas doses é a minha nonna. Do lado minimal, desde que eu me conheço por gente ela sempre comeu de tudo em pequenas porções. Praticava atividade física sem que fosse atividade – andar de bicicleta era o meio que ela tinha para se locomover. E hoje, aos 97 anos, seria capaz de me passar a perna caso disputássemos uma corrida. A cabeça dela está falha, mas o corpo está em perfeito estado. A falta de memória de tempo, espaço e pessoas é reflexo do outro lado dela, o exagerado, mas no campo das emoções. Desde a morte da minha mãe a tendência ao drama, às emoções em demasia – e muitas vezes desproporcionais – tomaram conta. E esta atitude com certeza foi determinante para o início da demência na qual ela se encontra.

Então, mais uma vez, frente aos fatos incertos, às crises agudas de ansiedade e às pobres unhas roídas lá me encontro eu em busca do equilíbrio. Nada de devorar uma caixa de chocolate e muito menos de chorar rios de lágrimas. Respiremos, meditemos, oremos.

E vamos de uma receita minimal, ao invés de um bolão para o café da tarde, mini bolos de cenoura com direito à cobertura. Porque viver em pequenas proções não significa abster-se de pequenos prazeres.

pequenas porções1

BOLO DE CENOURA EM PEQUENAS PORÇÕES

(adaptado do CyberCook)

Ingredientes
3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher  de sopa de fermento químico
1 xícara de chá de óleo de soja
3 cenouras médias e cruas
1 pitada de sal

Cobertura
1 copo de leite
1 copo de açúcar
4 colheres sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de amido de milho
1 pitada de sal

Modo de fazer
Bata no liquidificador os ovos, as cenouras (em pedaços), o óleo e o sal. Numa tigela, misture o açúcar, o fermento e a farinha. Despeje a mistura do liquidificador para a tigela e misture bem.

Use esta mistrura para preencher uma forma de cupcakes pequena. Eu prefiro as de silicone, que dispensam o processo de untar e enfarinhar. Caso use a de metal, opte por fazer os bolinhos em forminhas de papel ou  não dispense untar e polvilhar com farinha. Coloque para assar em forno pré aquecido e fique de olho. Estes bolinhos em pequenas porções assam muito rápido.

Cobertura

Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo para engrossar. O cacau deixa a cobertura bem pretinha e com brilho.

Para as fotos eu usei alguns acessórios para finger food que deixam os bolinhos ainda mais apetitosos.

Um beijo,

flaviapequenas porções2

5 ideias diferentes para usar o crochê

o que eu vi na Casa Cor – parte II

10 DICAS INFALÍVEIS PARA LIMPAR E ORGANIZAR OS ARMÁRIOS | #ADICADODIA

voltando…

de tijolo

recicla coisas

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa