Já fazia um bom tempo que eu queria comprar uma panela de pressão para a casa de campo – mas, de verdade, eu morria de medo. Ouvi histórias terríveis de panelas explodindo quando eu era criança, além de sempre ouvir a recomendação de que “não se devia chegar muito perto” enquanto ela funcionava. A despeito de todo este histórico de terror a tal panela de pressão seguia apitando, quase que diariamente na cozinha da casa dos meus pais. Para mim era algo assustador e intrigante. Depois, adolescente, a tal panela de pressão fazia graça com o som das palavras na marchinha de Carnaval (“Eu vou comprar uma panela de pressão, eu vou comprar uma panela de pressão, só para ver se eu cozinho mais depressa!”) – tanto eu como as minhas primas nos delíciávamos em ver a tia mais recatada cantando estes versos – sem entender o duplo sentido – porque se tratava de uma música sobre algo culinário!
Eu cresci e me aventuro a cada dia mais na cozinha. Adoro livros de receitas, gosto de cozinhar para a minha família e amigos. Sem panela de pressão, por favor. Mas, como sempre existem algumas coisas simbólicas em nossas vidas, alguns marcos de nosso crescimento, uns 15 dias antes do meu aniversário de 39 anos resolvi comprar a tal panela de pressão. E ontem eu fui utilizá-la pela primeira vez. E o medo de não dominar muito os utensílios nos traz algumas vantagens, como ler o manual de uso anexo à panela – algo que deveria ser regra, mas que, na maioria das vezes, neglicenciamos à la grande. E no tal manual encontrei algumas dicas muito úteis, que valem a transcrição aqui:
(fonte: Clock)
presilha metálica: garante o fechamento correto e que a panela não se abra durante o cozimento
válvula controladora de pressão: responsável por manter estável toda a pressão ao longo do processo de cozimento
válvula de segurança repetitiva: controla a pressão interna no caso de um entupimento da válvula controladora de pressão, a parte central se descolará para cima, aliviando a pressão interna.
O procedimento prévio de utilização do revestimento anitaderente é o seguinte – e vale para todo tipo de panela com este revestimento, e não somente para panela de pressão: antes do primeiro uso, limpe bem a panela com esponja não risca e água. Depois disso, embeba um papel toalha ou um pedaço de pano em um pouco de óleo de cozinha. Passe em todo o revestimento antiaderente da sua panela e leve-a ao fogo baixo por dois minutos. Feito isto, lave bem com a esponja e detergente e a panela está pronta para uso!
Além disto, há também duas dicas preciosas de utilização:
Cuidados simples que garantem uma maior durabilidade e segurança de todo seu processo de cozimento. Agora, que perdi o medo da panela de pressão, a família que me aguarde! Vou pressionar tudo e todos, no bom sentido. 😉
Beijo grande,