image001

Já disse e repito: gosto demais das dicas enviadas pela assessoria de imprensa do OMO. As considero muito úteis e bem redigidas e por este motivo as reproduzo aqui (o lema sempre é, coisa boa a gente divide, né?). O tema enviado desta vez são dicas práticas para cuidar das manchas mais comuns do dia a dia. Vale a pena ler e ter em mente o que fazer nestas situações de “emergência”

Beijo grande

Dicas para remover manchas do dia-a-dia

Sorvete de chocolate: antes de lavar a roupa, retire o excesso de sorvete que está causando a mancha (o ideal é fazer isso enquanto o respingo ainda está escorrendo e não aderiu ao tecido) e aplique um pouco de detergente líquido no local onde ficou manchado. Lave a peça normalmente. Se possível use água na temperatura ambiente para a remoção mais fácil.

Óleo de cozinha: Se a mancha for pequena e recente você pode aplicar um pouco de talco ou amido no tecido. Assim que possível, lave normalmente na máquina. Se a mancha persistir – ou no caso de manchas muito fortes – retire o excesso do talco na hora que for lavar, aplique o detergente líquido diretamente sobre a mancha e lave normalmente a peça.

Molho de Tomate: para manchas de catchup ou molho de tomate, a sugestão é, antes de tudo, tirar o excesso com um papel-toalha. Procure lavar a peça assim que possível e use água morna, que pode acelerar a remoção da mancha.

Tintas para pintura à base de água: enxágue o tecido em água morna enquanto a mancha ainda estiver fresca. Depois aplique detergente líquido nos locais onde existem os pontos de manchas e lave normalmente. Atenção: depois que a tinta seca, é muito difícil removê-la.

Manchas de frutas: o primeiro passo é absorver o excesso do caldo com um guardanapo ou lenço de papel. Apenas pressione-o sobre o local. Umedeça um pano limpo e passe na parte suja para ajudar a remover a pigmentação da fruta. Faça esse processo o quanto antes. Não deixe que o tecido seque! Manchas secas são mais resistentes e difíceis de serem removidas.