Apesar do título, este post não tem nada de Nina e Carminha e definitivamente um assunto que muitos não julgam nem um pouco glamouroso.
Mas… casa é casa e produzimos lixo, seja ele reciclável ou orgânico.
Montando a casa de campo, eu me dei conta que apesar de ter vários cestos espalhados pela casa e também um lixo especial para os reciclados eu precisava mesmo era de um lixão para centralizar tudo o que é produzido antes de descartar de modo correto na lixeira do condomínio. E, em quase todas as configurações de moradia (apartamento, casa de rua, casa geminada…) é sempre importante centralizar . E quando tratamos o lixo de uma forma centralizada, entendemos melhor nossas dinâmicas e nossos hábitos.
Por exemplo, em casa eu vejo que o volume de lixo reciclável é muito maior do que o lixo orgânico – sei que voltar a este tópico é meio chover no molhado – espero mesmo que todos já saibam de cor e salteado o que pode ou não reciclar, mas não custa nunca lembrar. E já falamos sobre descarte de materiais não tão convencionais na postagem descarte correto (sempre vale reler!)
Papel
Recicláveis: Folhas e aparas de papel, Jornais, Revistas ,Caixas,Papelão, Formulários de computador, Cartolinas, Cartões, Envelopes, Rascunhos escritos, Fotocópias ,Folhetos, Impressos em geral, Tetra Pak
Não Recicláveis: Adesivos, Etiquetas, Fita Crepe, Papel carbono, Fotografias, Papel toalha, Papel higiênico, Papéis engordurados, Metalizados, Parafinados, Plastificados, Papel de fax
Cuidados especiais:
Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.
Metal
Recicláveis: Latas de alumínio, Latas de aço: óleo, sardinha, molho de tomate, Ferragens, Canos, Esquadrias, Arame
Não recicláveis: Clipes ,Grampos ,Esponja de aço ,Latas de tinta ou veneno, Latas de combustível ,Pilhas, Baterias (pilhas e baterias tem um descarte especial, devido aos metais tóxicos que contém)
Cuidados especiais:
Devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados)
Plástico
Recicláveis: Tampas, Potes de alimentos, PET, Garrafas de água mineral, Recipientes de Limpeza e Higiene, PVC, Sacos plásticos, Brinquedos, Baldes
Não recicláveis: Cabo de panela, Tomadas, Adesivos, Espuma, Teclados de computador, Acrílicos
Possivelmente recicláveis: Isopor tem reciclagem em algumas localidades
Cuidados especiais: Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento .
Vidro
Recicláveis: Potes de vidro, Copos, Garrafas, Embalagens de molho, Frascos de vidro
Não recicláveis: Planos, Espelhos, Lâmpadas, Cerâmicas, Porcelanas, Cristal, Ampolas de medicamentos
Cuidados especiais: Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).
Para mat