Hoje daremos algumas dicas gerais sobre como fazer bons pães.
· Farinha: prefira as farinhas com maior teor de proteínas (glúten).
· Fermento de pão: existem dois tipos: o seco e o fresco. O fermento fresco deve ser diluído em água ligeiramente morna para depois acrescentar a farinha. Já o fermento seco pode ser usado tanto misturado com a farinha quanto com a água, dependendo da marca. Você precisa seguir as instruções da embalagem. E quando a receita pede fermento seco e você tem o fresco e vive versa? A regra é utilizar três vezes mais de fermento fresco do que de seco (o seco é desidratado)
· Sal e gordura: acrescentá-los sempre no final do processo para não atrapalhar a fermentação. Importante: sal e gordura demais matam o fermento. Quando você estiver lendo uma receita na internet verifique: o sal tem que ter no máximo 3% do peso da farinha e a gordura não pode passar de 20% do peso da farinha. Nos casos de pães mais ricos em gordura, usar mais fermento e açúcar.
· Temperatura dos ingredientes: todos os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente
· Forno: sempre pré-aquecido. Se a massa for “pobre” (sem gordura e ovos) coloque uma vasilha de água no forno nos primeiros 10 minutos para formar vapor.
Sempre que o pão sair do forno deixe-o esfriar em cima de uma grade antes de guardar.
E que tal vocês nos mandarem fotos dos seus pães? Poderíamos fazer uma troca de receitas e experiências.