Quem diria, até nossos bichinhos sofrem deste mal: a obesidade.
Estou abordando este assunto, pois estou vivendo um “drama” em casa.
Em julho do ano passado, castramos a Cacau, pois nunca tivemos intenção de deixá-la procriar e também porque a castração ajuda muito a evitar doenças no futuro.
Mas como tudo neste mundo tem o lado positivo e o negativo, para a Cacau o “efeito colateral” da castração foi o ganho de peso (de 7 kg para 10 kg).
Ela, por ser da raça dachshund, tem uma grande tendência a desenvolver problema na coluna, principalmente se estiver acima do peso.
Então, no último sábado, resolvi levá-la à clínica veterinária.
Conclusão: Cacau terá que seguir uma dieta radical com uma ração própria para cães obesos, fazer exercícios e ficará sem seus deliciosos petiscos, os quais deverão ser substituídos por pedacinhos de cenoura crua ou palitinhos caninos light.
Estou com o coração super apertado com essa história, mas minha bichinha precisa emagrecer e ser saudável por muitos e muitos anos.
Então, se vocês notarem que seus cãezinhos engordaram por algum motivo (castração, mudança de ração, sedentarismo), consultem seu veterinário de confiança e sigam as instruções que serão passadas, assim vocês garantirão uma qualidade de vida melhor para seus amiguinhos especiais.
Até a próxima semana.
Carol