Toda vez que algo novo entra no seu armário, é importante já se propor a explorar as combinações que ela rende.

Durante as etapas da consultoria de imagem, a gente faz isso na chamada etapa de lookbook. O lookbook é um catálogo de possibilidades de combinações misturando as peças que já existiam no armário com aquelas que foram compradas.

Durante uma tarde inteira, eu e a Flávia separamos algumas partes de baixo e montamos pelo menos 3 looks para cada uma delas. A ideia aqui não é esgotar as possibilidades, porque quando o seu armário é bem construído, elas são praticamente infinitas. A ideia é se apropriar das estratégias de estilo e estimular a criatividade!

Você já viu algumas dessas fotos nas minhas outras colunas por aqui e hoje eu trago mais looks que mostram bem como uma peça pode transitar por vários lugares diferentes.

Entre as possibilidades, a gente montou opções que atendiam às diferentes necessidades de lugar, ocasião e clima – além de se enquadrarem naquelas estratégias de estilo que definimos no começo.

Essa saia de paetês, por exemplo, fica mais casual quando usada com uma camiseta, intermediária com um tricô e fica mais arrumadona quando encontra a blusa de tecido fino.

saia de paetês look intermediário

Com colarzão prata servindo como contraponto para a saia e iluminando o rosto

saia de paetê com camiseta

com camiseta, numa versão bem informal e ousada. As cores da camiseta e o tecido plano no detalhe ajudam a integrar a peça com a saia.

saia de paetê com blusa estampada

com blusa de tecido, em um look mais sofisticado. A modelagem e a estampa da blusa deixam o resultado mais alegre e menos conservador.

Durante o lookbook, aliás, a gente foge de tudo aquilo que é óbvio demais. Por exemplo, a Flávia poderia ter combinado essa saia com alguma blusa cinza ou preta, mas isso ela já fazia sozinha. Então, a nossa proposta foi mirar naquelas coisas que ela não tinha explorado antes.

É importante olhar pro seu armário com um olhar de curiosidade. Se você testar e não funcionar, ninguém precisa ver! Você nem precisa sair de casa!

Outra coisa que é bacana é explorar possibilidades dentro de um mesmo look. Por exemplo, essa calça e essa blusa funcionaram super bem sozinhas e ganharam um arremate mais ousado quando a gente jogou o colarzão misturado com a estampa.

O colar é um detalhe que traz personalidade pro look, sem deixá-lo ousado demais.

A mesma calça e blusa comunicaram uma mensagem mais tranquila e delicada quando a gente tirou o colar e combinou com o cardigã rosa.

blusa estampada calça cinza e cardigã rosa

o cardigã rosa trouxe mais doçura e aconchego para o mesmo look

As 2 peças ainda renderam uma combinação mais fashion quando a gente trocou o cardigã por uma jaqueta, jogou um colete de pelos por cima e ainda trouxe uma open boot toda moderna pro jogo!

colete de pele, jaqueta jeans e blusa estampada

As sobreposições podem transformar completamente uma peça! Coletes mais pesados e volumosos podem ser usados inclusive por cima de jaquetas.

Na consultoria, depois que a gente termina o lookbook, as fotos são agrupadas e colocadas no dossiê – o manual que a Flávia ganhou com todas as estratégias que a gente definiu para o caso dela.

Assim, ela pode estudar com calma e consultar quando preciso. Mas se você fizer o seu em casa, pode salvar essas fotos no seu celular ou então criar um mural no Pinterest anotando as diferenças que sentir enquanto monta os looks.

Se você não conseguiu visualizar o vídeo, acesse este link para vê-lo diretamente no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=mvciH2-hhz0