ideias descomplicadas e charmosas para uma mesa de festa junina

Chegou o mês da comemoração mais tradicional principalmente no Nordeste, mas com certeza vivida por todos em algum lugar no Brasil: as festas juninas.

festa junina

Que de tão boas, viraram julinas e até agostinas.

festa junina

No Nordeste se comemora o mês  todo e é  onde elas têm  maior força , mas por serem tão típicas, alegres e divertidas, pelo Brasil todo se vê essas festas.

festa junina

É  uma festa rica, cheia de tradição, música antiga e cheia de elementos nossos.

Pensando nisso tudo resolvi fazer a decoração dessa mesa junina.

Sempre começo  com um elemento principal, nesse caso, essa parede de tijolos, xodó que faz agente achar que está no interior e portanto no cenário  perfeito para uma festa calorosa, com os amigos e a família.

festa junina

Para deixá -la mais com “cara” de festa junina coloquei bandeirinhas de dois tamanhos, de formato não  tradicional e com as cores alinhadas a um outro elemento muito importante nessa mesa: o caminho de chita.

festa junina

Para compor o cenário , balões enfeitam a frente da mesa de forma muito charmosa e trazem uma volta a infância tanto pelo papel quanto pelo balão em si. A festa ganha valor afetivo e cria lembranças.

A festa junina tem como uma das características celebrar a fartura na colheita do milho e por isso ele aparece em tantos pratos . Aqui eu optei por ele no bolo e in natura, apenas cozido pois as crianças adoram!

festa junina

O bule de ágata acomoda os  pedaços de milho. Paçoca, docinhos de leite , amendoim, cocadas e biscoitos de polvilho se juntam e são servidos em objetos de uso cotidiano.

festa junina

das canecas, do bule com as flores e dos pratos do bolo e da cocada, todos do mesmo jogo, tirados na hora do armário  e perfeitos para a ocasião.

festa junina

festa junina

Aliás isso é  uma coisa que adoro fazer! Pegar os objetos da casa e transformá-los em peças decorativas para a mesa.

festa junina

Isso traz charme, personalidade e inova!

festa junina

Trazer novos usos ao objeto também me agrada muito e foi o que fiz com os copinhos  verdes que servem para os amendoins e para os caramelos.

As pazinhas de madeira com corações e a noivinha nos lembram que tem amor e casamento na dança de quadrilha do arraiá!

festa junina

festa junina

A fogueira que não pode faltar nessa festa aparece nos cupcakes.

festa junina

Se você tem o local para armar uma, não  deixe de fazer e assar umas batatas doce!

Ficar no quentinho do fogo esperando elas assarem rende boas, longas e divertidas conversas!

festa junina

Para aumentar o clima festivo fiz um arranjo de flores  do campo com as cores da festa, usei flores de chita que tinha em casa e adicionei duas flores soltas no prato de docinhos reforçando o ar solto e leve da festa.

festa junina

 

festa junina

Então , se animaram? Inspirem-se e curtam a festa junina, essa festa tão calorosa e tão nossa.

festa junina

Grande abraço,

Milena

Ficha técnica:

Decoração e produção: Mi Orlando Decoradora de Eventos / Fotografia:Nathalia Lovati / Bandeiras e balões de papel: Detalhedecoracao/ Prato amarelo,laranja e cestas de fibra: Terra dos brindes locação/Cupcakes:Megdourado