[ACESSÓRIOS]

uma janela suculenta


suculentas

 

Uma folha da guilhotina de uma velha janela à disposição. Para muitos, algo incompleto. Para nós – eu e minha amiga paisagista Claudia Regina, do La Calle Florida – é uma grande oportunidade de surpreender, o palco perfeito para um jardim vertical de suculentas.

Quer saber como fizemos? Contarei tudo em detalhes.

O primeiro passo foi retirar os vidros da moldura da janela com cuidado e depois lixar a estrutura da peça. Deixamos algumas partes da janela com resquícios da tinta anterior de propósito, para deixar um ar “provençal”.

Passo seguinte: colorir e proteger a peça ao mesmo tempo. O segredo? O verniz Extra Marítimo tingido da Sparlack, que dá cor e protege em uma única aplicação, muito mais rápido que o processo convencional (pintar, esperar secar, aplicar o verniz).

suculentas

 

 

A Sparlack é a fabricante no segmento de vernizes e stains que possui a mais ampla oferta de cores para tingir utilizando o sistema tintométrico. O processo é muito simples: escolha entre as mais de 100 cores disponíveis no sistema tintométrico da Sparlack, decida qual produto vai utilizar e deixe a máquina de cores tingir o verniz. A cor escolhida para esse projeto foi a “Chamas Azuis” no verniz Extra Marítimo Base Água com acabamento acetinado. Todos os produtos base água têm a mesma qualidade final com mais facilidade de uso: sem cheiro e com limpeza fácil dos acessórios. Eu recomendo!

Após a secagem da estrutura da janela, partimos para a montagem do jardim vertical. Fixamos a tela de galinheiro em alguns vãos da janela com o auxílio de um grampeador de pressão (ou grampeador de tapeceiro). Em seguida, preenchemos o espaço com lã de rocha balsática in natura (substrato para o desenvolvimento das suculentas), e vedamos o fundo com um plástico.

suculentas

 

Hora de plantar! Regue a lã de rocha balsática com adubo enraizador. Limpe bem cada muda de suculenta, retirando a terra com cuidado para preservar suas raízes. Faça um furo na lã de rocha e acomode a suculenta dentro dele. Vale usar pedaços menores de lã para fixar bem cada muda em seu espaço – se necessário, você pode também amarrar as mudinhas com arame para garantir a boa fixação.

Este é o momento de exercitar toda a sua criatividade, combinando diversas espécies de suculentas ou intercalando mudas de plantas com cascas de pinus para completar o jardim vertical.suculentas

Depois de pronto, deixe o jardim descansar na posição horizontal por  24 horas, para acomodar as plantas, antes de pendurá-lo.

suculentas

Comprove que, com um olhar diferente e o produto certo, é possível encantar a todos e renovar a decoração da sua casa com soluções simples como essa.

E para quem quiser ver todo o processo de perto, fiz um vídeo tutorial mostrando como chegamos a essa linda “veneziana jardim”! Olha só:

Um beijo,

flavia

Esta postagem foi publicada originalmente no Blog da Coral, parceiro do DECORACASAS. Quinzenalmente publico novidades lá sobre os mais variados assuntos.

Para assistir ao vídeo diretamente no YouTube, segue o link: http://youtu.be/wbHDgctSP3g

esquentando a estação

amor rajado

COMO FAZER FAXINA EM DIAS NUBLADOS

frase da semana

objetos em um minuto

3 PASSOS PARA DESENTUPIR O RALO

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa