adubo em casa1

Acho muito bacana a movimentação que vejo de alguns amigos com projeto de compostagem caseira, incentivados pelo Composta SP ou mesmo por conta própria. Confesso que há um tempo venho ensaiando a ideia de comprar uma composteira doméstica para processar os resíduos orgânicos tanto da minha casa aqui, quando da minha casa de lá. Acho importante fechar este ciclo sustentável, devolver à terra o nosso alimento em forma de adubo – mas também confesso que tive (e tenho) muitas dúvidas para implantar o processo aqui em casa (não sei se as composteiras liberam muito cheiro, uma questão delicada para quem mora em apartamento, se as minhocas sobrevivem por períodos maiores que uma semana – minha questão para a casa de campo).

E por este motivo é que fiquei bem feliz quando li a sugestão da Leticia Massula, do Cozinha da Matilde, com uma sugestão para fazer adubo caseiro sem composteira:

“Bata as cascas e restos de frutas e legumes com água  no liqüidificador, coe e regue as plantas com este caldo nutritivo. Nada se perde e as plantinhas ficam lindas, mesmo morando em apartamento”

Um modo muito simples e prático – do jeitinho que eu gosto – para nutrir nossas plantas sem muita confusão. Semana passada publiquei esta dica na fan page do Facebook e vi que muita gente se animou com a ideia.

Já adotei! E dá-lhe caldo nutritivo para todas elas.

Beijo grande,

flavia

adubo em casa2