pastilha desodorante6

Um dos cômodos mais charmosos daqui de casa é o lavabo. Pequeno – na verdade, minúsculo – mas caprichado. Tem o detalhe de pastilhas de casca de coco, a pia dupla de peroba de demolição, o porta papel higiênico de passarinho… Mas ele não tem ventilação e isto me incomoda muito. Isto explica bem minha empolgação quando vi a receita de pastilha desodorante para banheiros. Tinha que testar no lavabo mal ventilado para saber se era boa mesmo – e fui o que fiz.

Já sabia – e divulgava – que bicarbonato de sódio e vinagre são uma dupla infalível para limpar e higienizar louças e metais  – meus vídeos de limpeza com bicarbontato de sódio e limpeza com vinagre estão entre os mais assisitidos em meu canal do YouTube. E estas pastilhas são muito práticas para cumprir esta função sem muito esforço.

pastilha desodorante1

PASTILHA DESODORANTE PARA BANHEIROS

 

Materiais

1 xícara de bicarbonato de sódio

1/4 de xícara de ácido cítrico

1 colher de sopa de vinagre

15 a 20 gotas de Óleo Essencial de sua preferência

Formas de silicone

pastilha desodorante2

 

Modo de Fazer

 

  • Coloque o bicarbonato de sódio em uma vasilha e  deixe-o bem solto, tirando os grumos com a ajuda de um garfo. O bicarbonato de sódio limpa naturalmente e elimina odores ruins, sendo a base perfeita para a pastilha desodorante. Misture o ácido cítrico ao bicarbonato.O ácido cítrico é um conservante alimentício, usado na fabricação de queijos. Ele é facilmente encontrado em casas de produtos para confeitaria.
  • Adicione o vinagre gota a gota a esta mistura – e este é o segredo –  pois eles começam a reagir e borbulhar. Misture bem até conseguir uma consistência pastosa.

pastilha desodorante3

 

  • Adicione o óleo essencial gota a gota e veja se está adequado ao seu gosto, pois ele é o responsável final pelo perfume da pastilha desodorante. Eu usei o óleo essencial de eucalipto para reforçar o “perfume de limpeza”, porém o de lavanda, lemongrass,  laranja e limão funcionam super bem.
  • Transfira a mistura para as formas de silicone com ajuda de uma faca ou espátula e vá pressionando aos poucos para garantir que ela fique bem completa. Deixe secar por no mínimo 4 horas antes de desmoldar – o ideal é deixar secando por 12 horas.

pastilha desodorante4

 

Depois de seco é só tirar a pastilha desodorante do molde que ela está pronta para uso. O ideal é guardá-las em um recipiente fechado, para evitar umidade e assim preservar suas propriedades efervescentes. Para usar a pastilha desodorante basta colocá-la no vaso sanitário quando achar necessário e deixá-la agir.

Um beijo,

flavia

 

 

 

 

pastilha desodorante5