[Datas Especiais]

Clericot – um brinde ao fim de semana


clericot4

 

A primeira vez que eu fiz clericot foi como aperitivo para a nossa ceia de Natal em 2013. Passaríamos a noite de Natal só eu, o marido, as crianças a sogra e meu pai – uma comemoração pequena e bem voltada ao círculo do coração – que mostrou-se muito significativa. Então, eu poderia testar receitas neste ambiente menor e mais familiar. Bem, o que eu posso dizer sobre meu clericot teste? Não sobrou nem uma gota para contar a história!

O clericot é a versão “branca” da tradicional sangria, que tanto voltou à moda nos restaurantes de São Paulo. Esta mistura de frutas,  vinho branco, gelo e refrigerante é  leve e refrescante e divertida! Como diz a Rita Lobo, de quem empresto a receita, é a “salada de frutas para beber“. 😉  Vamos à receita?

clericot6

CLERICOT

(receita do livro Cozinha de Estar, da Rita Lobo)

Ingredientes

750 ml de vinho branco

600 ml de refrigerante de limão

3 xícaras de frutas variadas picadas ou fatiadas bem fininho ( a minha seleção é maçã, pera, carambola – mas a Rita também sugere abacaxi e melão)

1 laranja

1/2 xícara de chá de suco de laranja

1/4 de xícara de chá de conhaque

1 colher de sopa de açúcar

1 dose de licor de laranja

Gelo

clericot1

Modo de Preparo

1. Leve o vinho e o refrigerante à geladeira por no mínimo 30 minutos, até gelar.

2. Numa tigela, coloque todas as frutas picadas. Misture o açúcar com o conhaque e o suco de laranja. Regue as frutas com essa mistura e leve à geladeira.

3. Na hora de servir, corte a laranja com casca em fatias e as fatias em meia luas. Junte às frutas na tigela e misture. Coloque o vinho e o refrigerante (em uma jarra grande ou divida em duas), acrescente gelo e sirva à seguir, com palitinhos para comer as frutas.

clericot5

Eu, para fazer um charme à mais,  sirvo meu clericot literalmente “de baciada”: uso uma peça de cristal grande da minha sogra e sirvo com a concha, para que os convidados possam  escolher quais frutas querem ao preparar seus copos.

Há muitas variações da bebida, se pesquisarmos internet afora – mas esta, eu posso garantir que fica deliciosa. (E que eu fiquei com água na boca só de editar as fotos e escrever esta postagem!)

Um brinde ao nosso final de semana!!

Grande beijo

clericot3

planta guerreira

DICA DE COMO FAZER LENÇO UMEDECIDOS | #ADICADODIA

como descartar remédios vencidos

5 tarefas rápidas para fazer pela manhã

5 TAREFAS RÁPIDAS PARA FAZER PELA MANHÃ

mesma função, nova pegada

falha nossa

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa