[CRAFT]

como envelhecer madeira


 

Este final de semana foi dedicado a uns testes para um novo projeto. E uma das ideias envolvia um desenvolvimento em madeira – e aproveitei a oportunidade para matar minha curiosidade sobre uma técnica simples que havia visto no pinterest: como envelhecer madeira utilizando palha de aço. Não é interessante? E o melhor de tudo, funciona super bem.

como envelhecer madeiraMinha proposta em projetos é sempre utilizar materiais acessíveis e transforma-los em algo bacana, com valor estético.

Neste caso arregacei as mangas para utilizar tábuas de caixotes de feiras, aqueles mais simples que ficam descartados à espera da coleta do lixo.  O bacana deste material – além do preço 😉 – é a facilidade de trabalho: esta madeira é bem macia, permitindo um trabalho facilitado. Por outro lado, as tábuas são simples e tem uma coloração clara que não realça os veios da madeira.

envelhecer madeira

E aí que entra a técnica de envelhecimento que adorei!

Também é muito simples e usa apenas palhas de aço e vinagre de maçã.

COMO ENVELHECER MADEIRA

Para fazer,  deixe as palhas de aço de molho em vinagre de maçã por 24 horas – o vinagre vai oxidar o metal, o que resultará em um corante muito bacana e firme para suas tábuas. Depois de 24 horas, passe as palhas de aço sobre as tábuas – lembre-se de proteger suas mão com luvas para que nenhuma farpa de madeira ou de metal as machuque. O resultado final (mais escuro ou mais claro), vai depender da força empregada e da quantidade de vezes que a palha de aço for passada sobre a superfície da madeira. Para finalizar, basta deixar secar.

O único senão é o cheiro:  quando colocamos as palhas de aço de “molho” no vinagre, sente-se um odor super forte e por este motivo recomendo que este procedimento seja feito em um quintal ou em um ambiente bem ventilado.

Detalhe importante de manutenção: isto é uma “tintura” para a madeira. Se formos utilizar algo apoiado sobre ela, vale envernizar ou encerar, para que os objetos apoiados não corram o risco de manchar.

Simples, não? E de super efeito! Ou seja, envelhecer madeira pode ser mais fácil do que parece.

E o que eu vou fazer com as tábuas? Ah! Isto é segredo… por enquanto! Mas vocês podem me mandar seus pitacos!

Beijo grande,

flavia

envelhecer madeira

que fim você dá ao seu computador?

qual é seu nome?

a ocasião faz o ladrão

salada de bacalhau

paulistanices – Sainte Marie Gastronomie

água boa

© Copyright 2024 | flaviaferrari.com.br | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: mufasa