ganache

quarta-feira, 21 de março de 2012
A Páscoa está chegando e nada melhor do que chocolate para comemorar. 
Ganache é o nome que se dá para a mistura de chocolate com creme de leite (e outros componentes), saborizando de diversas maneiras. O resultado é um creme de chocolate que pode ser usado para rechear e cobrir bolos, fazer bombons e trufas. Aliás, a trufa nada mais é do que uma ganache enrolada e coberta com cacau ou chocolate em pó! 
Vamos passar para vocês três receitas básicas de ganache. A partir delas, vocês podem alterar os sabores, incluir mais chocolate se quiserem que ela fique mais durinha para enrolar ou acrescentar mais creme de leite se quiserem que fique mais cremosa (vocês podem alterar a ganache mesmo depois de pronta). 
Ganache de café 
Ingredientes: 
200g de Chocolate meio-amargo picado 
½ xícara de creme de leite fresco 
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de sopa de café em grãos (quebrar em pedacinhos) 
Modo de Fazer: 
Ferva o creme de leite fresco com o café. Coe e despeje sobre o chocolate. Aguarde 1 minuto e mexa algumas vezes até ficar homogêneo. Deixe amornar (quase frio). Acrescente a manteiga. Deixe descansar por pelo menos 2 horas na geladeira antes de utilizar. 
Ganache de cachaça 
Ingredientes: 
200g de Chocolate ao leite picado 
¼ xícara de creme de leite fresco 
1 colher de sopa de manteiga 
¾ xícara de cachaça (pode usar outra bebida, se quiser) 
Modo de Fazer: 
Ferva o creme de leite fresco. Despeje sobre o chocolate. Aguarde 1 minuto e mexa algumas vezes até ficar homogêneo. Deixe amornar (quase frio). Acrescente a manteiga e a cachaça. Deixe descansar por pelo menos 2 horas na geladeira antes de utilizar. 
Ganache de Frutas vermelhas 
Ingredientes: 
200g de Chocolate branco picado 
¼ xícara de creme de leite fresco 
½ xícara de geleia de frutas vermelhas 
Modo de Fazer: 
Leve a geleia ao fogo baixo até que ela fique mais dura. Ferva o creme de leite fresco. Despeje sobre o chocolate. Aguarde 1 minuto e mexa algumas vezes até ficar homogêneo. Acrescente a geléia. Deixe descansar por pelo menos 2 horas na geladeira antes de utilizar. 
Até a próxima semana 
Márcia e Renata 

Você poderá gostar também...



Esse post foi publicado por Márcia.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>