flores de fitas de coco

quarta-feira, 25 de maio de 2011
Na semana passada planejávamos uma festa de Bodas de Prata com uma pessoa quando, folheando um livro de receitas antigas ela se deparou com uma foto de flores de fitas de coco. Ah! Flor de coco!
Ela se lembrou que há algumas décadas, essas flores de fitas de coco enfeitavam os bolos de casamento.
Para a nossa surpresa, após alguma pesquisa, vimos que essa tradição remonta ao século XIX onde era muito comum que, durante as valsas nos casamentos, as famílias servissem bandejas repletas de biscoitinhos e doces enfeitadas com flores feitas de fitas de coco.
E melhor ainda: você consegue fazer rapidamente na sua casa.
Beijos e até a próxima semana,
Márcia e Renata
Receita
Ingredientes:
½ coco
1 ½ xícaras de açúcar
½ xícara de água
Modo de fazer:
Quebre o coco (quanto maiores os pedaços, melhor). Tire o coco da casca mantendo somente a casquinha fina. Com ajuda de um descascador de legumes, corte fatias bem finas e longas.
Misture o açúcar e a água e leve ao fogo fazendo uma calda no ponto de fio (colocar um pouco da calda em um copo de água fria. Ela deve fazer um fio). Coloque aos poucos as fitas de coco na calda e deixe por aproximadamente 5 minutos. Retire com uma escumadeira e rapidamente faça rolinhos em formato de flor, acrescentando outras fitas ao redor. Vá colocando as outras fitas na água até terminar todas as flores. Caso a calda comece a engrossar, pingue água quente para amolecer e continue.
Fonte de inspiração: Livro “Delícias das Sinhás – história e receitas culinárias da segunda metade do século XIX e início do século XX”

Você poderá gostar também...




Comentários do Facebook

6 Comentários para “flores de fitas de coco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>