eu reciclo, tu reciclas, eles reciclam?
Boa semana para todo mundo!
Ontem, assisitindo ao Fantástico – em um lapso da minha maratona Discovery Kids 24×7 visto que as crianças estavam desmaiadas cedo…- vi o caso da família Meneghini no quadro mudança geral.Para quem não viu é um quadro que eles buscam colocar a família “nos eixos” sob vários aspectos.
Um deles é o lixo.Fizeram um boletim de reciclagem e acompanharam a melhora da tal família sob o ponto de vista do lixo. Em uma das animações foi explicado que já consumimos muito mais do que o planeta pode nos oferecer e que no caso dos EUA o ritmo de consumo deles requeriria 4(!) plantetas de fonte. UAU!
Toda vez que vou para lá me incomoda enormemente a falta de latões para separar o lixo reciclável do orgânico. É tanta embalagem, tanta coisa, tanto consumo… e vai tudo para o mesmo balaio de gatos.
Desta vez, porém vi que começa – e se Deus quiser avança – uma onde de maior consciência. Mesmo as embalagens começam a enviar mensagens para despertar o pessoal. As fotos foram tiradas de uma embalagem PET de água que eu consumi.(E, detalhe, não joguei na grama, tá?)
Quem sabe com o presidente-verde Barack Obama a coisa não anda? Change. We can believe in.
Por aqui, façamos a nossa parte.
Eu reciclo tudo o que posso aqui em casa. Meus filhos estudam em uma escola onde lhes é ensinado reciclar a partir dos 3 anos de idade.
O condomínio onde moro recicla.
Na cidade do meu pai, o lixo é reciclado e gera renda para várias famílias.
Não sou uma santa, mas procuro melhorar meus hábitos e plantar boas sementes.
Você recicla?
Novamente, façamos a nossa parte.
Como diz a seguinte historinha, que deve ser conhecida de muitos:
“Conta-se que certo escritor uma vez, estava caminhando numa praia deserta, quando avistou a distância, um homem recolhendo algo das areias e jogando no mar.
Curioso, aproximou-se para ver do que se tratava.
O homem avistado recolhia estrelas do mar, que as águas haviam arremessado na areia da praia, e as devolvia ao mar.
O escritor perplexo ao ver aquilo, disse ao homem: Mas o que você está fazendo? São muitas estrelas… e essa praia é enorme!
O homem sorrindo, abaixou-se, pegou mais uma estrela e mostrando-a para o escritor, disse: Pode ser… mas para essa aqui, eu fiz a diferença – e devolveu novamente a estrela ao mar.
O escritor passou a noite, pensando no que o homem na praia, havia dito.
No dia seguinte, o escritor acordou bem cedo, e foi sorrindo pegar estrelas…”.
Um beijo

Flávia Ferrari
Engenheira E “dona de casa profissional”
Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
http://www.decoracasas.com.br
Abandonou uma carreira executiva para dedicar-se à maternidade e à vida doméstica e percebeu que havia um hiato de conhecimento sobre o tema. Começou a registrar todas as suas descobertas em seu site, FLÁVIA FERRARI, que gerou vários desdobramentos: revistas e programas de TV aberta e fechada. Sua mais nova empreitada é o canal A Dica do Dia no YouTube, onde posta vídeos com pequenas dicas domésticas todas às terças e quintas.
junho 8, 2009
oi flávia! reciclar é imprescindível nos dias de hoje, como tb produzir menos lixo! e o planeta – nossa casa – agradece, claro! bjs, querida!
junho 8, 2009
Flavinha, acho incrível ver que ainda tem muita gente que não recicla, o problema é que em muitas cidades ainda não há uma política pública de reciclagem. No bairro onde moro, apesar de ser pertinho do centro, não há recolhimento dos recicláveis, mas ainda assim, eu separo e sempre passa alguém e pega. De uma certa forma, tento fazer minha parte.
Beijos. Gostei muito do post.
junho 8, 2009
eu não consigo jogar um pedaço de papel no lixo orgânico e, muito menos, no chão. se estou na rua, coloco na bolsa. separo o lixo há anos, e acho que não custa nada, né?
bj
junho 8, 2009
Flavia, aqui fazemos nossa parte, temos o residuo organico, reciclamos, e para o lixo mesmo só vai o que realmente é lixo, e é muito pouco. beijo.
junho 8, 2009
Flávia muito bom o seu post!!!
Esse assunto precisa mesmo ser mais levantado. Coincidentemente eu falei disso no meu post de hoje e infelizmente perdi o último episídio dos Meneguini, acompanhei todos!
Adorei a discussão que vc levantou. Se quiser dê sua contribuição lá no Criative-se, é sempre enriquecedor!
Bjks, Beta
junho 8, 2009
OI Flávia, eu também vi esta matéria do fantástico e fiquei impressionada com o que foi dito, nós, se continuarmos nesta frequencia de consumo, vamos precisar de 03 terras!! Achei interessante uma moça que disse que usamos a terra como se usa um cheque especial, sempre ficamos devendo; mas no caso da terra, não temos cobradores cobrando nossa dívida, vamos sentir na pele o pesoa dela. Eu acho que a humanidade precisa urgentemente mudar de hábito, tudo que está sendo feito ainda é pouco e tem pouco alcance. As pessoas só lembram que o lixo precisa de um destino certo quando acontecem grandes catástrofez com chuvas e enxurradas. Pois uma das grandes causas de enchentes nas grandes cidades são os bueiros entupidos de lixo! Espero que tods aprendamos a consumir menos! Beijos e tenha uma ótima semana!
junho 8, 2009
Concordo plenamente!!!
junho 8, 2009
Oi, Flavia. Eu reciclo tbém e isso já me rendeu fama de “lixeira” pelos dois últimos trabalhos que tive em SP, justamente por estimular a reciclagem pelo menos dos papeis que geravamos (ambos eram agências de comunicação). Por incrivel que pareça, nenhum dos dois prédios reciclavam os resíduos.
De pouquinho em pouquinho a gente faz a nossa parte e ensina quem está perto a fazer o mesmo 🙂
Beijos e uma semana linda.
junho 8, 2009
Flavia, se todo mundo pensasse e se preocupasse como nós, o mundo nao estaria assim! Também fico indignada com o tanto que as pessoas desperdiçam as coisas.. e nao reciclam, pior!
Estamos fazendo uma promoção no nosso blog, passa lá para participar!
Beijos.
junho 8, 2009
Muito bom, Flavia! Eu procuro fazer a minha parte também.
Reciclar é imprescindível, mas se as pessoas não jogassem lixo na rua, nos rios etc, já estaria de bom tamanho. Fico indignada quando vejo alguém no carro da frente jogar papel pela janela. Eu carrego lixo dentro da bolsa, do carro até chegar a um local onde possa me desfazer dele corretamente. Até parece que vai quebrar a mão dessas pessoas, né?
bjus
junho 8, 2009
Reciclo tudo aqui em casa, aprendi direitinho a lição e acho maravilhoso ser multiplicador…Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura..Vamos tentar corrigir o mundo!
bjs
junho 8, 2009
Olá Flavia! todos tem q reciclar, é o unico jeito de contornar a situação! beijinhos
junho 9, 2009
Flávia queriida , saudades de vc !!! Desculpe , ando meio “morna” , hehehe … Adorei o post , procuro fazer minha parte aqui em casa , acredito que chegaremos lá , se Deus quiser !!!
Bjo amore*
junho 9, 2009
É isso aí Flávia!
Tem um presentinho pra vc lá no meu blog (selinhos 1 e 3 de 08/06)!
Bju!