A pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) é uma planta arbustiva,que apesar de se assemelhar-se às palmeiras, não é uma palmeira verdadeira. Ela é considerada um arbusto ou arvoreta, que pode alcançar cerca de 5 metros de altura quando adulta. Seu tronco é muito ornamental, geralmente único com a base dilatada, para o armazenamento de água. Uma adaptação para sobreviver por longos períodos de estiagem.

Tem um crescimento lento é utilizada largamente em interiores, pátios, sacadas e varandas.
Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, bem drenável e irrigado a intervalos bem espaçados, para evitar o apodrecimento das raízes. É muito rústica, tolerando o calor e o frio, não suportando apenas o encharcamento.

Já perdi um exemplar encharcado – fiquei tristíssima. O da foto sobrevive sem maiores problemas na casa do meu pai. Está cada vez mais lindo e verde.
Para você checar se a sua pata de elefante está feliz e crescendo veja o centro dela. Se novas folhas (semelhantes a pequenos “cabelinhos”) estiverem nascendo, está tudo ok. Caso contrário veja a adubação e principalmente se não esta havendo um excesso de rega.

Olhando bem o meio da planta conferimos sua saúde
Quando perdi a encharcada, todas suas folhas ficaram murchas, murchas.
Não deixem que as suas também sofram com isto!
Beijocas e bom dia!