pratas da casa

quinta-feira, 16 de outubro de 2008
N.I.:Este foi o post “comido” de ontem. Veremos se agora vai…

A vontade de me cercar de coisas com história continua grande.
Trouxe para casa duas rosas de prata que eram da minha mãe. Ela nunca usava, e no fim acabo dando razão à ela – porque prata dá um trabalhão para limpar e as rosas são cheias de reentrâncias e saliências… Mas elas valem pela beleza estética e afetiva. Como boa dona de casa moderna,inconformada e curiosa pesquisei no oráculo a melhor – e mais fácil – maneira de limpar prata aposentando o Silvo e a pasta de dente. E cheguei a seguinte esta solução – mix de muitas que li pela web – e que agradou muito meu lado engenheira, por ambas partirem de reações químicas:
1. Para primeira limpeza, mais grossa e pesada: Lave objeto de prata a ser limpo, com água e sabão e o envolva em papel alumínio, de modo que ele fique embrulhado, mas ainda possa ser molhado se mergulhado em água (faça um “embrulho frouxo). Coloque um pouco de detergente e sal – para aumentar a ionização – dentro de uma panela de alumínio, encha de água e coloque no fogo. Coloque o embrulho com o objeto de prata dentro e deixe ferver por uma meia-hora. Tire o embrulhino do fogo e lave o objeto com sabão. Se ainda não estiver do seu gosto, repita o processo.
Como podem ver pelas fotos, eu usei uma forma de pudim, porque era a única coisa em alumínio que tinha aqui em casa. Limpou bem o grosso, mas algumas argolas de guardanapo que coloquei no caldeirão da bruxa, saíram um pouco foscas. Nada que um polimento básico não resolvesse.
2. Este passo eu recomendo para limpeza mais fina ou de peças pequenas: Um litro de água fervente com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela de porcelana revestida com papel alumínio. Imerge-se o objeto de prata nesta solução. Funciona legal. Como minhas peças eram grandes e estavam muito escuras, fiz este passo várias vezes. E haja bicarbonato!!!!!

Minhas fontes:

http://www.fazfacil.com.br/manutencao/joias_prata_limpeza.html

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060813201332AA3yWGj

http://diretonajugular.blogspot.com/2007/05/como-limpar-prata-ag-de-maneira.html


Você poderá gostar também...




Comentários do Facebook

7 Comentários para “pratas da casa

  1. Lindas as rosas, me lembraram as de uma vizinha, quando eu era criança. As rosas eram iguais a essas e eu adorava ficar admirando as flores todas as vezes em que ia na casa dela. Beijos

    [Responder]

  2. Flávia querida , hoje falei do mesmo assunto lá no Dona House … Como essas relíquias de família , são valiosas pra quem gosta , né ?!? Pra mim , valem muuito mais que ouro , hehehe … Lindas as peças da mamy …
    Bjuss*

    [Responder]

  3. Nossa! Q coisa mais lindas estas rosas!!!! Fikei com inveja :( (inveja boa! hehehheehe!) Sem dúvida vale a pena limpar e colocar num local de destaque!

    Eu costumava usar Silvo para limpar pratas, mas uma vizinha minha (que é química) disse q esse método acaba fazendo com q a prata escureça ainda mais rápido… então vou experimentar tua dica..

    Bjos!

    PS: tou iniciando um blog e gostaria de convidá-la pra passar lá!

    [Responder]

  4. Terej: thanks for you visiting. Be my guest at DECORACASA. In case you need any translation, feel free to contact me directly.
    Lenita e Pucka: eu sempre procuro algo para facilitar a vida, não é mesmo?
    Claudia, Viviany: são fofas mesmo, não é?
    Lú: estou voltando aos poucos à vida virtual. Mas eu volto!
    Beijoca

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>